Artigo de opinião: o que é, características, exemplo - Brasil Escola

Artigo de opinião: características, estrutura - Mundo Educação


Isso não significa que simplesmente vai escrever o que quer e o que pensa. Como o próprio nome indica, dissertativo-argumentativo, existe a necessidade de o texto conter argumentos bem fundamentados e lógicos, simplesmente a opinião do autor não possui valor. Frases como "lugar de bandido é na cadeia", "tem que acabar com benefícios que encurtam penas", "vamos reduzir a maioridade penal" e, principalmente, "preso precisa trabalhar para pagar os custos da prisão" soam como música aos ouvidos da sociedade acuada pela violência. É perceptível, portanto, que a conclusão do artigo de opinião das autoras repete resumidamente a linha argumentativa desenvolvida no texto. Em seguida, a tese é reiterada, agora comprovada Todas essas são expressões da violência obstétrica, uma forma silenciosa e perene de violência baseada em gênero. Além disso, o artigo de opinião, diferentemente do texto dissertativo-argumentativo, pode ser escrito em primeira pessoa, e o autor assina ao final. Sabemos que o texto dissertativo-argumentativo tem como característica ser impessoal, prevalecendo uma ideia de neutralidade. No artigo de opinião, isso não acontece. O autor assina, escreve e desenvolve seus argumentos na primeira pessoa (plural ou singular), promovendo uma proximidade com o leitor.


artigo de opinião exemplo


Resumo sobre artigo de opinião

Como começar o artigo de opinião - Todavia, se a Justiça, por vezes travestida de Lei, vai até a esquina e muda de roupa, os justiceiros também, ainda que a Causa Pública permaneça. O Brasil e o mundo colecionam, hoje, não mais poesia, e sim cartuns e tiras tocados ao humor corrosivo o caos político nunca foi motivo de tanto escárnio.


Felizmente, muitos deles estão conduzindo as decisões com base em evidências científicas, e não em achismos, até porque muita informação vem circulando nesse espaço de tempo. Você, primeiramente, precisa entender o que é um artigo de opinião para, então, conseguir produzir um. O artigo de opinião é um texto dissertativo-argumentativo, onde o autor precisa expor seu ponto de vista sobre determinado tema. As mudanças tecnológicas do passado demandaram uma aceleração da educação que redundou em bons empregos e bons salários para a classe média. No entanto, a revolução tecnológica, ora em andamento, está eliminando a necessidade da intervenção humana em profissões típicas da classe média técnicos, chefes, gestores, supervisores, controladores, auditores, contadores, corretores, secretárias e até médicos, advogados, engenheiros e professores. Você vai deixar a sua opinião clara no decorrer do desenvolvimento do seu artigo, mas tudo deve estar recheado de argumentos. Se a sua opinião sobre o assunto é X você deve explicar uma série de motivos lógicos para isso, assim como, se possível, explicar porque não é Y.


Artigo de opinião exemplo - Embora tenha conhecido detentos que se vangloriaram de nunca ter trabalhado, eles são exceções. O que a sociedade não sabe é que os presos são os principais interessados em cumprir pena trabalhando: ajuda a passar as horas que se arrastam em dias intermináveis, permite cobrir os gastos pessoais, enviar dinheiro para a família e usufruir o benefício da lei que reduz um dia de condenação para cada três dias trabalhados.


O artigo de opinião é um gênero em que prevalece a opinião do autor sobre determinado tema ou assunto de relevância política, ambiental, cultural etc. É por ser tão personalista (voltado para o seu autor) que ele é assinado e pode ser escrito em primeira pessoa. O uso de exclamações também serve para inserir emoções no texto e torná-lo mais intenso para o leitor. Enquanto o uso de pontos de interrogação servem para levar o leitor a uma reflexão. São táticas de articulação, dinâmica e funcionam muito bem para convencer aqueles que leem. Como mencionado, o artigo de opinião é um texto dissertativo-argumentativo. Sendo assim, por todo o texto, prevalece a argumentação, isto é, a apresentação de fatos e ideias e a conexão dessas informações na construção de um ponto de vista. Uma das grandes preocupações dos especialistas em educação é com o impacto de tudo isso na vida das crianças e dos jovens a partir de agora. Jamais em nossa história nos sentimos tão fragilizados. Esse vírus que simplesmente paralisou o planeta, expondo a nossa fragilidade, também mostrou aos governantes a necessidade de investir fortemente em ciência e tecnologia.




Estudos recentes sobre o impacto das tecnologias no mercado de trabalho indicam que a destruição de empregos não é tão catastrófica quanto se pensava. Países que usam intensamente as tecnologias modernas registram taxas de desemprego muito baixas: Estados Unidos (3,7), Alemanha (3), Coreia do Sul (3), Japão (2,2) e outros. Preocupa, porém, o fato de as novas tecnologias conspirarem contra a classe média (FREY. C. B. The technology trap. Princeton: Princeton University Press, 2019; OECD. Under pressure: the squeezed middle class. Paris: OECD, 2019). É verdade que as tecnologias modernas geram novas e boas oportunidades de trabalho, mas, para grande parte da classe média, elas têm sido piores do que as anteriores. Para muitos, viver com trabalho instável e precário passou a ser o novo normal. A frustração gerada por esse processo tem se refletido no campo da política. A ascensão de governantes populistas é observada por toda parte, inclusive no Brasil. Setenta e cinco por cento dos brasileiros acham que a economia brasileira foi capturada pelos ricos e buscam líderes populistas que prometem reverter o processo num passe de mágica. Por se tratar de um texto que traz uma opinião pessoal, o artigo de opinião, diferentemente do editorial, não reflete necessariamente a opinião do veículo de comunicação que publicou o seu conteúdo. Assim, essa modalidade de texto visa trazer um debate ao público decorrente de uma vontade do articulista de jogar luz sobre determinado tema para a sociedade.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem