Álcool e trânsito - CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool
Campanhas curtas não funcionam ou funcionam mal, pois têm efeito efêmero, assim como programas interrompidos. Estudos demonstram que as campanhas pontuais de Educação para o Trânsito mais deseducam do que ensinam, pois passam a idéia errônea, subliminarmente, de que existem alguns períodos do ano nos quais se deve cumprir as regras de trânsito, tomar cuidado com os riscos ou se interessar pelo assunto: fica parecendo que a segurança no trânsito não precisa ser uma tarefa contínua. Procure sempre a companhia de um colega ou amigo para fazer o trajeto de ida e volta da escola. Nunca aceite carona de estranhos, mesmo que esteja super cansado. Não dê papo. Siga seu caminho. Chegando em casa ou na escola, conte a um adulto o que aconteceu. Cada pessoa tem sua função. O papai e a mamãe geralmente trabalham fora, os irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e estudam, enfim, cada um tem seu papel. Essas regras têm que ser seguidas e repeitadas para que haja um convivência tranqüila. Até mesmo na sala de aula, existem regras. Por exemplo: nenhum aluno para se locomover pulando em cima das cadeiras. Ou seja, para ir de um lugar ao outro, os alunos não podem subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas. Art. 77.No âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito.
Artigos sobre transito - Ele conta que recebeu nos últimos meses as primeiras notificações de quatro infrações que cometeu nos últimos dois anos. Até aí tudo certo, uma vez que, devido a deliberações do CONTRAN (Conselho nacional de Trânsito), houve um represamento de notificações durante a pandemia.
No entanto, como é um depressor do Sistema Nervoso Central, as
inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas,
prejudicando o processo de tomada de decisões. Com o aumento do
consumo, as habilidades motoras e o tempo de reação também sofrem
consequências e o comportamento torna-se descontrolado, com
tendência para maior impulsividade e agressividade, comprometendo
mais a aptidão para dirigir. Ademais, a ingestão de altas doses
de álcool pode causar sonolência ou até mesmo desmaios ao
volante.
De acordo com o Relatório Global sobre Álcool e Saúde da
Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 das mortes decorrentes de
acidentes de trânsito no mundo foram atribuídas ao álcool em
2012. Ainda, conforme destacado na tabela 1, estima-se que 18 e
5,2 dos acidentes de trânsito entre homens e mulheres,
respectivamente, no Brasil foram causados pelo uso de bebidas
alcoólicas. "Eu fui notificado por cada uma delas por correio
normalmente como a gente sempre é notificado.
Inclusive as multas estão no nome do meu pai, que é o proprietário do veículo, mas, logo que recebi as notificações, enviei pelo correio a informação de que eu era o condutor na hora da infração e tudo certinho", conta Sebastião. Há a previsão de se realizarem convênios, no que diz respeito a Educação do Trânsito, com os órgãos de Educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, cada órgão estabelecerá as metas da campanha na área de sua jurisdição e inclusive entre entidades particulares já realizam-se convênios. Nesta ordem, o Banco do Brasil e a Associação Brasileira de Educadores de Trânsito - ABETRAN - lançaram, em setembro de 1996, o Manual de Educação para o Trânsito, que foi distribuído gratuitamente nas escolas, objetivando atingir as crianças e adolescentes, ressaltando a tática dos mesmos influírem na conduta dos pais, controlando seu comportamento quando na direção de veículos. Com o passar do tempo, a tecnologia desenvolveu produtos e componentes que a tornam muito leve, bonita e veloz. Com tudo isso, acabou se tornando um veículo capaz de oferecer grandes riscos de acidentes, quando não forem tomados alguns cuidados.
O Código não proíbe as pessoas de fumar, mas não permite que o
condutor dirija com apenas uma das mãos ao volante, salvo em
casos onde o condutor deva sinalizar, mudar de marcha ou acionar
equipamentos do veículo. Assim sendo, segurar o cigarro significa
usar apenas uma das mãos ao volante. O uso do aparelho celular ou
fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora também é
proibido, assim como dirigir com o braço do lado de fora. O uso
nocivo de álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para
a morbidade, mortalidade e incapacidades, estando relacionado a
cerca de 3,3 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo. Dentre
os prejuízos sociais associados, os acidentes de trânsito são um
problema de preocupação mundial que acarretam um número excessivo
de mortes e prejuízos por ano. Ainda, a população mais exposta ao
risco de acidentes fatais no trânsito é paradoxalmente composta
por aqueles que representam em grande parte o futuro da nação: os
jovens.
Nas primeiras doses, o álcool atua como estimulante e pode
temporariamente gerar a sensação de excitação.
Não usar capacete, viseira, óculos ou vestuário exigido por lei. Transportar passageiro sem capacete ou fora do banco. Fazer malabarismos ou equilibrar-se em uma roda. Conduzir com faróis apagados. Transportar criança menor de 7 anos ou sem condições de se cuidar. Inseridos no código de trânsito estão algumas orientações direcionadas aos pedestres. Todos sabemos que da mesma forma que existem motoristas desatentos, há também aqueles pedestres que andam fora da faixa, se esquecem das calçadas, evitam passarelas e pontes. As mini-cidades, onde as crianças brincam que são motoristas, são adequadas? Ou seria melhor educá-las para os papéis que elas já desempenham no trânsito, como pedestres, passageiras e ciclistas? Ensiná-las a se comportar como condutores de automóveis tão precocemente, uma vez que condutores mesmo, só serão quando completarem 18 anos, poderia ser considerado inadequado ou perigoso? Dirigir sob influência do álcool ou de substâncias de efeitos similares (Art. 306). Participar de rachas ou competições não autorizadas (Art. 308). Transitar com velocidade incompatível com a segurança e as condições locais (Art. 311).
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Nosso modelo rodoviário de mobilidade explica, em parte, porque temos uma visão limitada do que é trânsito. É fundamental, para uma análise consistente deste assunto, lembrar que tudo o que produzimos e consumimos, depende direta ou indiretamente do trânsito, que todos somos pedestres em algum momento mesmo que apenas entre a casa e o carro, ou entre o carro e o escritório. Por isso mesmo temos, sim, nossos DIREITOS. O difícil é mantermos em mente também, no mesmo nível de importância, nossos DEVERES para com o trânsito. PARA QUE SERVEM OS SINAIS?Existem muitas formas das pessoas se comunicarem entre si. Pode ser pela fala, pelo olhar, através dos sons, etc. Quando você está em um local público como num parque ou mesmo na sua escola e precisa ir ao banheiro, como é que você sabe qual é o banheiro feminino, ou seja, destinado as mulheres e qual o banheiro masculino, destinado aos homens? Em geral, há uma plaquinha com um desenho na porta, não é? Pois então. Essas placas tem um significado e servem para orientar as pessoas sobre alguma trânsito, também é necessária essa comunicação. A calçada é o local correto para o pedestre circular no trânsito. Infelizmente, algumas calçadas pelas quais temos que passar estão cheias de buracos. Por isso, é necessário muita atenção. Calçada não é lugar para brincadeiras. Procure ficar atento principalmente em locais onde você percebe que existam garagens. Os veículos precisam passar pela calçada para chegarem até a rua.